quinta-feira, março 09, 2017

BANDA TUDULOS

A Banda Tudulos foi fundada aos 7 de Maio de 2004 na cidade de Quelimane 

Representada pelos seguintes membros: Fidel Alberto Mussa, Janota José Manuel, Aldade Mário João, Gil Mário José, Joel António Amaral, Silvestre Assura Silvestre, Gilda António Bangueiro, Junta David Manuessa, Hamurabe Alberto Falso (Binda), Aurélio Andate.
Os tudúlos têm vindo a realizar espectáculos Nacionais e Internacionais no âmbito de desenvolvimento da actividade
cultural e divulgacao do produto artistico nacional.
Na senda destas actividades de espectáculos, os tudulos tiveram a oportunidade pela primeira vez a fazer parte de um concurso da musica ligeira tradicional e o festival juvenil denominado CROSSROADS que teve lugar na Província de Nampula na sua fase regional norte onde a banda tudulos foi classificada em primeiro lugar. Na fase nacional a banda tudulos ficou em terceiro lugar onde o concurso realizou-se na província de Maputo, Cidade de Matola na escola central do partido Frelimo. Foi depois destas actuações que teve novas experiências e inspirações de fazer a música tradicional e danças num verdadeiro conto da história do povo chuabo. No ano 2007 participou na cerimónia da reversão da barragem de Cahora Bassa em Songo na Província de Téte. Em 2008 participou no quinto festival nacional da cultura na província de Gaza cidade de xai-xai. Em 2009 participou na inauguração da ponte Armando Emílio Guebuza em Chimuara na província da Zambézia, no mesmo ano participou nos 10 anos da celebração da existência do concurso crossroads em Africa na fortaleza, Cidade de Maputo. Ainda em 2009 participou no festival de Zalala -Zambezia. Em 2010 participou no concurso crossroads até a fase inter-regional em Tanzânia na cidade de Dar-Es-Salam no qual obteve dois prémios seguintes: um jogo de pratos de bateria e a participação de um dos elementos da banda para um workshop alusivo música tradicional a ter lugar na Europa nomeadamente: Dinamarca e Croácia. No mesmo País, participou em vários workshop na matéria ligada a promoção e o desenvolvimento da cultura Africana, Também participou no festival da juventude Africana, Youth African Conferencie em Mutare- Zimbabué, onde decorreu debates e workshop com matérias ligadas ao HIV/SIDA, sensiblizaçao a pessoas vivendo com HIV/sida, os direitos das crianças,combate ao abuso dos menores, violência doméstica, e gravidez indesejada a nível da África. Seguidamente participou no sexto festival nacional de cultura em chimoio, festival de Zalala - Zambézia e festival do lago Niassa. Actualmente tem realizado seus ensaios na casa da cultura e espectáculos permanentes ( Snack Bar Coco) hotel chuabo.

O QUE SIGNIFICA TUDÚLOS ?

Tudúlos em língua chuabo é uma palavra com vários significados: fase de crescimento de pequenas planta, rebento de uma semente ou peixe venenoso.
A Banda optou pelo nome no sentido da fase de crescimento. 

A Banda tudulos localiza-se na rua dos trabalhadores nº 371, em Quelimane, Tel: 24217560, Celulares: 825937645,842066831,828873674 ou por Correio electrónico: joeldrum@ymail.com lubinda@tdm.co.mz

Referências 

A Banda Tudúlos colaborou com a casa de cultura de Quelimane em parceria com associação Japonesa JICA e a direcção provincial da educação e cultura, Bindarte participando em pesquisas de canções, danças e instrumentos tradicionais. 
  • Tete (songo) – participou na cerimonia da reversão da barragem de cahora Bassa em Novembro - 2007. 
  • Gaza (xai-xai) - Participou no quinto festival nacional da cultura em Julho -2008.
  • Zambézia (chimuara) – participou na inauguração da ponte Armando Emílio Guebuza em Junho-2009.
  • Maputo (fortaleza) – Participou na celebração da existência dos dez anos do concurso crossroads em Africa no mês de Julho – 2009.
  • Zambézia (Quelimane) – participou no festival de Zalala em Outubro-2009.
  • Tanzânia (Dar-Es-Salam) participou no concurso crossroads na fase inter-regional em Julho -2010.
  • Zimbabué (Mutare): participou no festival da Juventude Africana, youth African conferencie em Outubro -2010.
  • Chimoio: participou no sexto festival nacional da cultura em Julho -2010
  • Zambézia (Quelimane) -participou no festival de Zalala em Novembro-2010.
  • Niassa (Lichinga) -participou no festival de lago Niassa.

Dificuldades 

A Banda Tudúlos desde a sua fundação em 2004 Como qualquer outra associação/instituição emergente neste momento tem as dificuldades de possuir uma aparelhagem completa com capacidades minimas para realização das suas actividades de ensaios espetaculos, dependendo assim a Casa províncial de Cultura da Zambézia –Quelimane.Tem falta de promoção e divulgação das suas musicas.
actualmente a banda Tudulos ja gravou o seu primeiro album discografico no studio de GUTEN TAG em Inhambane no mes de junho de 2012, e este mesmo que que foi masterizado na Austria.


fonte: facebook da banda 
https://www.facebook.com/permalink.php?id=495850387115055&story_fbid=520039181362842

Sem comentários:

Enviar um comentário

Todas as músicas fornecidas neste blog são apenas para o uso promocional, umas enviadas pelos próprios artistas e outras fruto de pesquisa por tanto, qualquer reclamação do artista/agente, o artigo será removido imediatamente!

O Blog não assume qualquer responsabilidade por qualquer uso ilegal do conteúdo.

Por favor, compre sempre os CDs originais, apoie os artistas e a sua arte.

Músicas Zambezianas / O encontro de gerações | Todos os direitos reservados: © Knnon Beirão ©2022